terça-feira, 17 de novembro de 2009

A web mudou as regras do marketing?

Em seu livro “The New Rules of Marketing and PR” David Meerman Scott descreve como as regras do marketing foram modificadas por causa da internet. Ele escreve que as “velhas” regras do marketing…


- Marketing significa simplesmente publicidade (e branding);

Marketing simply meant advertising (and branding)

- Publicidade é necessária para atrair as massas;

Advertising needed to appeal to the masses.

- Publicidade significa interromper as pessoas para levá-las a prestar atenção a uma mensagem;

Advertising relied on interrupting people to get them to pay
attention to a message.

- A publicidade é um caminho de mão única: empresa-consumidor;

Advertising was one-way: company-to-consumer.

- A publicidade é exclusivamente para a venda de produtos;

Advertising was exclusively about selling products.

- Campanhas publicitárias tem uma vida limitada;

Advertising was based on campaigns that had a limited life.

- A criatividade é considerada o componente mais importante da publicidade;

Creativity was deemed the most important component to
advertising.

- Publicidade e RP são disciplinas executadas separadamente e por diferentes
pessoas com diferentes objetivos , estratégias e critérios.

Advertising and PR were separate disciplines run by different
people with separate goals, strategies, and measurement criteria.

…Não se aplicam quando o assunto é internet. A web exige uma abordagem diferente da perspectiva do marketing, não se pode simplesmente transferir as técnicas usadas no marketing tradicional para o mundo virtual.

Na internet as regras do marketing são diferentes:

- Marketing é mais do que apenas publicidade;

Marketing is more than just advertising

- RP é mais do que apenas para as audiências dos meios de comunicação dominantes;

PR is for more than just a mainstream media audience

- Você é o que você publica;

You are what you publish

- As pessoas querem autenticidade;

People want authenticity, not spin

- As pessoas querem participar, não propaganda;

People want participation, not propaganda

- Em vez de provocar uma interrupção, o marketing entrega o conteúdo apenas no momento em que as pessoas precisam dele.

Instead of causing one-way interruption, marketing is about
delivering content at just the precise moment your audience
needs it.
- Na Web, as barreiras entre marketing e RP são quebradas

On the Web, the lines between marketing and PR have blurred

As mídias sociais tem uma série de características que as tornam substancialmente diferentes dos tradicionais meios de comunicação, como jornais, televisão, livros e rádio.

As mídias sociais não são uma via de um só sentido como a mala direta ou a publicidade televisiva são, sim, um processo colaborativo através do qual a informação é criada, partilhada e alterada.

A Web Social, utilizada corretamente, direciona os usuários das comunidades a ajudá-lo a construir o seu negócio. As mídias sociais são um complemento de todos os outros esforços de marketing da empresa.

Com certeza a web forçou o marketing a criar uma nova abordagem, isso não quer dizer que as outras regras precisem ser descartadas. O marketing tradicional ainda é fundamental para a sobrevivência de qualquer empresa. As mídias sociais implicam em um novo conjunto de ferramentas que podem ser utilizados para complementar a estratégia de marketing.

Fonte: http://www.midiassociais.net/2009/09/a-web-mudou-as-regras-do-marketing/

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