sábado, 7 de novembro de 2009

Influência e Poder

Influência e poder andam lado a lado. Existe dois tipos de poder no mundo: posicional e pessoal.
Poder posicional depende da disposição que você ocupa em determinado contexto. O presidente de uma empresa tem mais poder que o vice-presidente, assim como dentro de uma instituição militar o major tem mais poder que o capitão. Enquanto o poder pessoal é aquele em que o indivíduo tem consigo 24 horas por dia, onde quer que vá.
Poder pessoal independe de cargos, títulos ou posição social. Alguém hoje é importante, tem mordomias referentes ao cargo que ocupa, é bem sucedido em todos os lugares...Será que ele continuará sendo importante quando deixar esse cargo? Será que continuará desfrutando das regalias anteriores? Caso todas as regalias obtidas estejam ligadas apenas ao poder posicional, ele perderá todas assim que deixar o cargo.
É de grande relevância conquistar o poder pessoal. Isso por que o poder profissional, para ser atingido depende do poder pessoal. Para subir na vida o indivíduo além de mostrar competência, ele deve demonstrar que tem poder de influenciar, isso mostrará que você é competente.
O poder pessoal depende da capacidade de comunicar-se com eficiência, para atingir seus objetivos e metas, ou seja, depende da sua capacidade de influenciar outras pessoas por meio da comunicação.
Portanto, para influenciar, o indivíduo precisa obter facilidade ao comunicar, e paralelo a isso, ter conhecimento sobre o que está comunicando, pois conhecimento é poder.

0 comentários:

Postar um comentário