As redes de TV e rádio, que constituem o marketing de massa podem ser consideradas o primeiro período do marketing. O segundo período é o do marketing direto, como a mala direta, telemarketing e os catálogos. A terceira era é a das mídias sociais, onde seus consumidores e potenciais compradores estão no controle do que lêem, ouvem e vêem. Na era das mídias sociais os profissionais de marketing precisam escutar e falar com a multidão.
Fazer a transição é vital para a sobrevivência das empresas nessa nova realidade. Nas mídias sociais a abordagem do marketing é diferente, para começar esqueça a comunicação unilateral, o diálogo tem que ser transparente e natural para construir credibilidade. Nas mídias sociais o valor da marca é determinado pelos consumidores, sua marca é o que dizem dela. Tudo é altamente segmentado. É possível encontrar nichos e grupos de pessoas claramente definidos. Na web social o conteúdo também é gerado pelas pessoas, elas participam, o feedback é gerado instantaneamente. O boca a boca é o carro chefe. As pessoas acreditam cada vez menos na publicidade, o que conta é a opinião dos outros consumidores.
Há varias maneiras de chegar aos seus compradores como:
- Blogs
- Videos
- Forums
- Redes sociais White Labels
- Redes sociais pessoais
- Audio (Podcasting)
- Microblogs
E muitos outros elementos das mídias sociais.
É preciso saber qual é o perfil dos seus consumidores para saber qual elemento adotar para se comunicar com eles. O grande mérito das mídias sociais é levar os consumidores a falarem o que eles realmente pensam sobre as marcas, produtos e serviços.
É preciso definir alguns parâmetros como:
- Identificar e priorizar as necessidades e objetivos da empresa
- De quem estamos mais interessados em obter um ponto de vista?
- Produtos / serviços a serem pesquisados
- Quem são seus concorrentes? Eles estão na web?
- Qual elemento nós vamos utilizar para falar com nossos consumidores?
- Com que ferramentas vamos monitorar a conversa boca a boca sobre nossa marca?
Antes de começar a pensar sobre o marketing para as mídias sociais, você deve ter uma meta ou objetivo de marketing para seu negócio. É necessário ter muita cautela, pois esse é um caminho sem volta.
É importante destacar que as mídias sociais são um complemento a todos os outros esforços de marketing da empresa. ele não veio para substituir o marketing tradicional (pelo menos por enquanto) mas sim para adicionar novos recursos e novas maneiras de se relacionar com os consumidores.
Fonte: http://www.midiassociais.net/2009/09/fazendo-a-transicao-para-o-novo-marketing/
Elegância ao telefone
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* Ao ligar para alguém, certifique-se de que a pessoa com quem deseja falar
esteja livre para atender você.*
*Caso contrário, procure saber a hora a...
Há 11 anos
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