terça-feira, 17 de novembro de 2009

Termo usado em redes sociais é escolhido "palavra do ano"

"Unfriend" (que em português seria algo como "desamigar") foi nomeada "palavra do ano" pelo New Oxford American Dictionary, selecionada de uma lista de finalistas com marcada inclinação tecnológica.

O termo (junção das palavras "un" - des - e "friend" - amigo) foi definido como um verbo que indica a remoção de alguém que era amigo num site de redes sociais como o Facebook ou Orkut.

É um termo que "tem tanto atualidade como potencial de longevidade", disse Christine Lindberg, especialista léxica do programa do dicionário americano de Oxford.

"No contexto social online, seu significado é estendido, assim, sua adoção como uma forma verbal moderna a converte em uma escolha interessante para 'palavra do ano'", acrescentou ela, de acordo com a agência Reuters.

Outras palavras consideradas finalistas em 2009 pela equipe editorial do dicionário, a britânica Oxford Press, vieram de tendências tecnológicas, da economia, da política e de eventos atuais.

Outras concorrentes "tecnológicas" eram "hashtag" (o símbolo agregado a uma palavra ou frase e que permite aos usuários do Twitter buscarem mensagens com tags similares) e "intexticated" (uma mescla de "intoxicated" - intoxicado - e "text" - texto), para nomear as pessoas que se distraem ao enviar SMS enquanto fazem outras coisas.

Também apareceu "sexting" (soma das palabras "sex" - sexo - e "texting" - envio de SMS), que consiste em enviar mensagens de texto e fotografias sexualmente explícitas pelo celular.

Fonte:http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI4106547-EI4802,00-Termo+usado+em+redes+sociais+e+e+escolhido+palavra+do+ano.html

0 comentários:

Postar um comentário